ARTIGO
A técnica de ouro para quem estuda enfermagem: É preciso amarrar nós!
25 de abr. de 2025

Estudantes de enfermagem que praticam a recuperação ativa de informações retêm mais conteúdo e aumentam suas chances de aprovação em concursos.
Resumo:
Neste artigo, você vai descobrir por que a prática de recuperar informações — fazer testes, questionários e autoavaliações — é uma das estratégias mais poderosas para memorizar conteúdos de enfermagem a longo prazo. Amparado por décadas de pesquisa, esse método simples pode transformar seus estudos e acelerar seus estudos!
Você estuda, estuda... e esquece. É frustrante reler a matéria várias vezes e, mesmo assim, travar nas questões da prova. O motivo pode estar em como você estuda — não apenas no quanto você estuda.
A solução está em mudar o foco do estudo passivo para o ativo. Em vez de apenas ler e sublinhar, você deve testar a si mesmo. Essa prática é chamada de recuperação ativa: o ato de tentar lembrar as informações aprendidas, sem consultar o material de imediato.
Essa estratégia fortalece as conexões neurais, revela o que você realmente sabe e mostra onde precisa melhorar. E o melhor: quanto mais esforço você faz para lembrar, mais sólida se torna sua memória.
"A prática recuperação é como se fosse uma colcha de retalhos: cada vez que uma informação é recuperada na memória, você amarra um nó. Ao final, o conhecimento se amarra e uma base sólida se constrói. Não há como fazer isso usando métodos passivos de estudo."
— Celileane. CEO da Enfcards.
Como Começar:
Comece pequeno. Ao final de cada sessão de estudo, feche o caderno e tente escrever ou explicar o que você aprendeu. Use questões de provas anteriores, simulados ou flashcards.
Ferramentas como a EnfCards são ideais para quem estuda enfermagem: oferece flashcards prontos e quizzes com base em conteúdos frequentemente cobrados, como SUS, farmacologia, biossegurança e legislação da profissão.
Se preferir, monte seus próprios cartões ou testes com perguntas abertas, do tipo “explique o procedimento de punção venosa”. A ideia é forçar seu cérebro a trabalhar — é esse esforço que cria as conexões duradouras.
"Comecei a me testar todos os dias com questões da EnfCards e, em poucas semanas, percebi que estava lembrando de detalhes que antes eu esquecia sempre. Minha confiança nas provas mudou completamente."
— Letícia M., aluna de técnico em enfermagem, Salvador - BA
Estudar com qualidade é mais importante do que estudar por horas sem direção. A prática de recuperação ativa é gratuita, simples e cientificamente comprovada.
Se você chegou até aqui, liberamos o CUPOM: BLOG para garantir 10% de Desconto no Plano ANUAL da Enfcards. Use este link: https://payt.site/jzZClEE
MAIS POSTS